O que é MBPF?
MBPF, também conhecido como Manual de Boas Práticas de Fabricação, consiste em um documento elaborado para estabelecer procedimentos padronizados na produção de alimentos. São responsáveis desde as etapas de produção, armazenamento, transporte até a distribuição dos produtos. O conjunto de procedimentos segue as normas vigentes estabelecidas pela Anvisa.
Segurança dos alimentos
Com o aumento da produção de alimentos nos últimos anos, novas preocupações surgem. A falta de padronização das operações levam a problemas de contaminações químicas, físicas e microbiológicas, o que pode gerar danos à saúde pública. Além do mais pode acarretar em perdas de produtos e funcionários despreparados.
Para garantir que a produção de alimento seja adequada deve se seguir as etapas de higienização dos colaboradores, das instalações, e os passos de fabricação como a padronização das receitas.
Após a produção dos alimentos, eles devem ser identificados e armazenados em locais protegidos de contaminantes. Seu transporte deve ser feito em veículos higienizados, em temperatura controlada e tempo apropriado e não havendo outras cargas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do produto.
Legislação
O MBPF é um documento exigido pelo Ministério da Saúde e regulamentado pela Anvisa. Objetiva-se a necessidade constante do aperfeiçoamento das medidas de controle sanitário do setor de alimentos, a fim de preservar a saúde da população.
Segundo a regulamentação, estabelecimentos devem se adequar ao regulamento técnico, caso desobediência ou incumprimento sofrerão infração de natureza sanitária e estarão sujeitos a penalidades previstas no regulamento.
Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Cartilha de MBPF, disponibilizada pela Anvisa.
Afinal, por que ter MBPF?
Além de estar dentro da regulamentação, o MBPF oferece diversas vantagens aos empreendedores, tais como:
Redução do desperdício de produtos: Processos eficientes e controlados garantem a diminuição de erros ou falhas, por conseguinte menos produtos serão perdidos.
Funcionários qualificados: O treinamento dos funcionários é essencial para que estejam cientes dos padrões de qualidade, segurança e higiene durante os processos.
Processos otimizados: Garantem maior produtividade e eficiência operacional.
Melhoria da qualidade do produto: Os padrões rigorosos propiciam produtos seguros e de qualidade
Confiabilidade dos consumidores: O compromisso com a qualidade e segurança atraem os consumidores que tendem a consumir produtos de empresas que adotam práticas responsáveis.
Ficou com alguma dúvida? Sua empresa precisa de um PGRS? Entre em contato com Petri!
Não perca tempo, contate a Petri e deixe sua empresa devidamente regulamentada!!